quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Celebrando o Natal

O Natal foi o dia do nascimento mais esperado da história da humanidade. Aparentemente apenas mais um menino nasce, como os tantos que nascem todos os dias. A festa popular do Natal é anunciada com muita alegria neste mês de dezembro. Até parece que os sinos tocam com mais força neste tempo em que as famílias procuram se reunir para celebrar a data. Afinal, é o nascimento de Jesus, o Verbo encarnado, o maior presente que Deus poderia ter dado em demonstração de seu apreço pela criação. É Ele que, de sua grandeza, oferece seu Filho como grande guia para a humanidade. Confira o especial de Natal que a Pastoral da Criança preparou para todos os líderes e voluntários. Dezembro é marcado pelo clima promovido pelo evento histórico do nascimento de Jesus. Não é mito, conto ou visão de algum ilustra personagem. É um fato, que para o mundo ocidental serviu de marco zero para o recomeço da contagem cronológica. Estamos a 2011 anos distantes do evento do Natal, celebrado por nós no dia 25 de dezembro, que é o nascimento de Jesus. Onde quer que se vá, encontra-se a representação deste fato no presépio. Cada cultura representa com as suas características. Qual delas é a mais original? Como realmente representar Jesus Cristo? A resposta talvez esteja no sorriso de uma criança, no agradecimento de uma gestante acompanhada, no crescimento e fortalecimento da missão da Pastoral da Criança. Celebrar o Natal do Senhor desperta em nós os sentimentos mais diversos, que vão desde a gratidão ao Senhor até o compromisso com o cuidado pela vida. Somos renovados em nossas mais profundas esperanças, pois não estamos mais sozinhos. Garante-se o triunfo do amor sobre o ódio, da vida sobre a morte. O Natal inspira-nos a viver no amor porque nos faz sentir o quanto Deus nos ama. O tema da Campanha da Fraternidade de 2012, "Que a saúde se difunda sobre a Terra", deve inspirar os nosso trabalho no dia a dia, para que possamos contribuir para o desenvolvimento integral das crianças, do ventro materno aos seis anos. Essa é a missão da Pastoral da Criança! Fortalecidos pela fé em Jesus que ilumina as nossas ações, incentivamos a saúde e a convivência fraterna. somos abençoados pela dedicação voluntária que transforma a comunidade. Fonte: https://www.pastoraldacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1270:celebrando-o-natal&catid=46:nacionais&Itemid=38

sábado, 24 de dezembro de 2011

Pastoral da Criança da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus realiza 
Novena de Natal nas Comunidades

          A Pastoral da Criança realizou na Rua Treze de Maio uma Novena de Natal com as crianças acompanhadas naquela Comunidade. A novena foi meditada exaltando os personagens do Presépio onde o Menino Jesus foi acolhido.As crianças foram caracterizadas e no final foi montado um Presépio Vivo.
          Desejamos que este Natal aconteça primeiro dentro de cada um de nós, não tenhamos receio de oferecer  nosso coração para que o menino Jesus possa nascer. Isto fará toda a diferença em nossa experiência neste tempo de Natal.
          "Senhor Deus,Celebrando de todo coração o nascimento do vosso filho, dai-nos a graça de aprofundar nossa fé em tão grande mistério e crescer cada vez mais no amor".
      
  Que nosso coração seja o presépio mais bonito!

      FELIZ NATAL A TODOS QUE FAZEM COM QUE A PASTORAL DA CRIANÇA ACONTEÇA!
         

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

5 de dezembro: Dia da Pastoral da Criança e do VoluntariadoPDFImprimirE-mail

Seg, 05 de Dezembro de 2011 11:08

A dedicação dos voluntários da Pastoral da Criança ajudou a produzir no Brasil uma mudança de mentalidade sobre os cuidados com a criança. As comunidades descobriram a sua força transformadora. Com alegria a Pastoral da Criança celebra anualmente 5 de dezembro como o seu dia comemorativo. Este dia foi oficialmente instituído pela LEI Nº 11.583, DE 28 NOVEMBRO DE 2007. O dia 5 de dezembro comemora, também, o Dia Internacional do Voluntario.

Líder, você é  parte de uma rede de voluntários compromissados, que acreditam que a Pastoral da Criança produz resultados. Trabalha com amor, se organiza com outros voluntários e luta para que as crianças e gestantes tenham menos sofrimento e mais justiça social.
Você ajuda na transformação da comunidade, no fortalecimento da solidariedade e na melhoria da qualidade de vida de todos, inclusive a sua e da sua família. É como nos disse uma líder ao responder uma pesquisa sobre a motivação do trabalho voluntário: "É mais gratificante do que a minha profissão [...] é no trabalho da Pastoral da Criança que eu me realizo."

Enfrentar desafios
Atuar na comunidade significa também enfrentar desgastes físicos, provocados por dificuldades de acesso e perigos. Existem os desafios emocionais, como os sentimentos vivenciados de tristeza, desespero e revolta diante de problemas para os quais os voluntários não dispõem de recursos suficientes, ou, ainda, diante da dificuldade em manter o controle, ao presenciar cenas dolorosas.
Os líderes sabem que a mobilização da sociedade traz poder para a transformação social, mas precisam conviver com as limitações. É preciso lutar para que o sentimento de incapacidade e a falta de mais voluntários não leve o líder a desistir.
O trabalho voluntário traz melhores resultados quando os serviços públicos funcionam bem, com acesso e qualidade. A participação da comunidade nos conselhos de políticas públicas amplia as conquistas da Pastoral da Criança.

Celebrar os resultados
Na Pastoral da Criança a razão de agir do voluntário é a promoção das pessoas. Receber formação para atuar com qualidade é um direito. A alegria de servir, a mística, o prazer de ajudar é uma expressão de solidariedade que fortalece a autoestima. Comunicar é anunciar as boas obras realizadas.
Milhares de pessoas se sentem valorizadas onde vivem, sabem dialogar, assumem compromissos para melhorar a realidade em que vivem, fazem história e contribuem para a continuidade da história.
Parabéns a todos os voluntário por fazer parte desta rede de solidariedade e amor!
Clóvis Boufler - Gestor de Relações Institucionais da Pastoral da Criança