sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Prefeitura de Sertânia realiza "Semana do Bebê"


Com o tema “Bebê Feliz é Bebê Saudável”, a Prefeitura Municipal de Sertânia promoveu entre dias 24 e 27 a “Semana do Bebê”. O projeto foi organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com o programa Mãe Coruja do Governo do Estado.
O evento contou com uma extensa programação voltada exclusivamente para mães de recém-nascidos e gestantes. Foram promovidas oficinas, palestras, seminários e a Passeata do Bebê.
Com a participação de vários Atores Sociais, o Seminário aconteceu com  o objetivo de avaliar e estimular   as ações voltadas para as gestantes e bebês do nosso município, fazendo uma análise das condições sociais, de saúde e educacionais oferecidas pelo poder público e entidades parceiras, visando melhorar possíveis deficiências.
A Pastoral da Criança se fez presente através de suas representações  apresentando sua missão  oferecendo e solicitando parcerias para melhorar a atuação junto as crianças e gestantes acompanhadas nas diversas comunidades onde a pastoral atua.

" DORMIR DE BARRIGA PARA CIMA É MAIS SEGURO!"


  
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança
Rua Jacarezinho, 1691 • Curitiba - PR • 80810-900
Fone: (41) 2105 0250 • Fax: (41) 2105-0201 • E-mail: pastcri@pastoraldacrianca.org.br

www.pastoraldacrianca.org.br


Como sabemos que a posição “barriga para cima” é a melhor?
A Medicina Baseada em Evidências, comprovada através de pesquisas feitas em diversos países, mostra que a posição mais  segura para um bebê dormir é de barriga  para cima: nesta posição é possível  reduzirmos em até 70% as mortes súbitas na infância.
 
A morte súbita, ou morte do berço como é popularmente conhecida, é uma das maiores causas de mortes entre bebês até um ano  de idade. Quando o bebê está dormindo de  lado ou de barriga para baixo, ele respira um ar “viciado”, enquanto de barriga para cima  ele consegue respirar um ar mais “fresco”.
 
Um adulto mudaria de posição para respirar este ar mais fresco, mas o bebê colocado de barriga para baixo ou de lado não faz isso e, depois de algum tempo, para de respirar e morre.
 
Há pessoas que não colocam o bebê para dormir de barriga para cima, por medo de ele se afogar, caso vomite. Pesquisas mostram que neste caso, a reação natural do bebê é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”. Segundo Victora, as evidências científicas são inquestionáveis e as academias de pediatria dos EUA e Inglaterra, por exemplo, já recomendam deitar o bebê de barriga para cima como a única posição correta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário